Mármores / Travertinos / Limestones
Mármores / Limestones

O Travertino e o Limestone são rochas sedimentares. Já o mármore, é uma rocha metamórfica.

O travertino é uma rocha calcária, composta por de calcita, aragonita e limonita, com bandas compactas, paralelas entre si, nas quais se observam pequenas cavidades, onde predominam os tons que passam pelo branco, verde ou rosa, apresentando, frequentemente, marcas de ramos e folhas. Também é conhecida pelo nome de tufo calcário.

O seu nome vem do latim lapis tiburtinus, pedra de Tibur, atual Tivoli.

Mármore é uma rocha metamórfica originada de calcário exposto a altas temperaturas e pressão. Por este motivo as maiores jazidas de mármore são encontradas em regiões de rocha matriz calcária e atividade vulcânica.

O Limestone é uma rocha sedimentar composta em grande parte dos minerais calcita e / ou aragonita, que são diferentes formas de cristais de carbonato de cálcio.

Como a maioria das outras rochas sedimentares, os Limestones são compostos de grãos, no entanto, a maioria dos grãos de calcário são fragmentos do esqueleto de organismos marinhos, como corais e foraminíferos.

Legal, não é? Mas vamos ao que interessa:

Estes três tipos de rochas estão juntas nesta seção porque a maioria os compreende e as denomina da mesma forma: Como mármores.