Quartzitos - São Tomé, Mineira, Caxambu, Goiás.


Famoso em todo o Brasil, o quartzito leva diversos nomes em diferentes regiões: Caxambu, Pedra Mineira, São Tomé, etc. É utilizado, devido suas características atérmicas e antiderrapantes, predominantemente em áreas externas, especilamente em piscinas. Hoje é muito utilizado em fachadas, em churrasqueiras, lareiras, etc., particularmente no formato de filetes. Com o uso cada vez mais frequente de estilos e acabamentos rústicos em áreas internas, esta rocha voltou a ganhar espaço em residências de alto padrão.
Não importando onde nem como é usado, uma coisa é certa sobre este material: Necessita de tratamento. Quando não tratada, esta rocha é uma das mais prejudicadas quando exposta ao tempo e à umidade (pode ser de uma simples limpeza). Devido seu formato geológico, quando constantemente umedecida, colônias de fungos se proliferam, gerando o desprendimento de placas, entre outros prejuízos.
Dentre todas as rochas, o quartzito é uma das que mais sofrem quando não tratadas. Como são muito absorsivas, quando tratadas inadequadamente, também sofrem sérios danos. A boa notícia é que agora você tem acesso a mais completa orientação específica sobre tratamentos neste tipo de material já apresentada. Veja a partir dos links ao lado.