Pisos:
Granitos polidos, com raríssimas exceções, sempre poderão ser plenamente recuperados. - Uma exceção vocês observarão aqui: http://pisoclean.blogspot.com/2010/11/eflorescencias-em-granitos.html Contrariando a lógica, algumas vezes, até mesmo este tipo de situação é solucionada. Vejam um exemplo aqui.
As maneiras e os resultados sempre dependerão da textura dos mesmos. Quanto mais lisos estiverem, mais fáceis de serem recuperados serão. Granitos, assim como os mármores e os porcelanatos polidos, brilham por si. Todo seu brilho e sua cor são determinados por seu alisamento oriundo de sua lapidação. Eles podem deixar de brilhar ou ficarem desbotados por ação abrasiva ou química (corrosiva).
Para deixar o granito como novo, ou seja, com brilho natural e com cor vibrante, existem dois tipos de procedimentos (ambos profissionais):
Quando o piso estiver com brilho deteriorado:
TRATAMENTOS PROFISSIONAIS:
1) Limpeza com Limpeza Pesada LP. Várias aplicações de Pek Graniti, aplicação de Pek Imper (se o granito for claro) ou aplicação de Pek Proteção+Cor (se o granito for escuro ou colorido) e várias aplicações de Pek Eclipse. – Procedimento que funcionará perfeitamente em granitos que não estiverem demasiadamente rugosos.
Obs.: É pouco provável que este procedimento funcione, pois os granitos, quando desgastados, quase sempre estão rugosos. O link explica melhor e mostra um caso de sucesso: http://pisoclean.blogspot.com/2010/09/o-que-parecia-impossivel-aconteceu.html
2) Repolimento natural total. O piso é nivelado com abrasivos diamantados metálicos (grãos 36 ou 60, 120, 220 e 400*) e depois alisado com uma série de abrasivos diamantados resinados - Sequência de grãos 50, 100, 200, 400, 800, 1500 e 3000*. O procedimento é idêntico ao que as chapas de granitos recebem logo após sua extração. Ao final da sequência de lixas, ainda são utilizados os produtos descritos no processo 1.
* Se o procedimento com abrasivos metálicos terminar no grão 120 ou mais grosso, o polimento com os resinados deverá começar com o grão 50. Se terminar no grão 400, deverá iniciar no grão 220 ou 400. - É importante salientar que a numeração pode variar dependendo do fabricante.
* O nivelamento também pode ser realizado com abrasivos do tipo liga-fria, que são muito mais baratos. No entanto, a produtividade e a qualidade do corte é muito menor.
Obs.: Exemplos nas fotos abaixo.
Obs.: Granitos são muito duros. Portanto, para ambos os procedimentos será necessário que a máquina utilizada tenha peso e força. Os procedimentos não funcionam com enceradeiras industriais.
Além destas possibilidades, existem os tratamentos artificiais, que consistem na aplicação de produtos formadores de película. Podem ser eles:
TRATAMENTOS DOMÉSTICOS OU PROFISSIONAIS:
Opção 1) Limpeza com Limpeza Pesada LP e aplicação de Pek Radiante - este produto pode ser diluído em até oito partes de água. Quanto mais desgastado estiver, mais puro o produto deverá se usado e em mais demãos.
Opção 2) Limpeza com Limpeza Pesada LP e aplicação de PSC Acabamento. – Tratamento artificial indicado para granitos extremamente desgastados. PSC Acabamento será aplicado puro e em várias demãos.
A desvantagens dos tratamentos artificiais está relacionada à sua manutenção. A vantagem é custo de implantação. O inverso será verdadeiro em relação aos tratamentos naturais.
Quando o brilho não estiver prejudicado, apenas a cor:
1) Limpeza com Refine LP e aplicação de Pek Blecaute (granitos pretos) ou Pek Proteção+Cor (granitos coloridos ou escuros).
Tampos, mesas ou bancadas:
Mesmos tratamentos com algumas observações relevantes:
Granitos que perderam o brilho: Aplicação de Pek Colar.
Granitos que apenas perderam sua cor:
1) Limpeza com Refine LP e aplicação de Pek Blecaute (granitos pretos) ou Pek Proteção+Cor (granitos coloridos ou escuros). Depois, aplicação de Pek Colar.
Em casos de manchamentos diversos, favor consultar aqui.
Abaixo das fotos anexamos um link especial sobre os GRANITOS PRETOS.
 |
Repolimento natural completo |
 |
Repolimento natural completo |
 |
Repolimento natural completo |